quarta-feira, 24 de julho de 2013

MAIS MÉDICOS NEGROS - DE BRANCO, SÓ OS BRANCOS !

"TEMAS ESPINHOSOS"
ONDE ESTÃO OS MÉDICOS NEGROS NO BRASIL ?


PODE PROCURAR

Apenas para a reflexão dos prezados leitores, PEÇO UMA OLHADINHA na foto que ilustra o post, e depois, uma passada pelas matérias que inundam a INTERNET noticiando protestos dos médicos e estudantes de medicina. Procurem com LUPA, para ver se encontram algum médico NEGRO, algum estudante de medicina NEGRO.

É só para dar início à abordagem de uma série de TEMAS ESPINHOSOS. Se a MEDICINA é uma profissão exercida no Brasil quase que totalmente por pessoas brancas, e no país a população é composta por 50% de negros, há evidentemente algo de muito errado. 

Apesar das queixas, quase todas muito justas, todo mundo quer ser médico. Pelo filtro imposto via condições de ensino, com as diferenças entre escolas públicas e privadas, o acesso aos cursinhos preparatórios, e, finalmente, o processo de provas, são os mais preparados (abastados) que conseguem chegar lá. Quem sobra e tem recursos, vai pagar R$ 10.000,00 de mensalidade numa Faculdade particular. Com o PROUNI - FIES - passou-se a ter alguns jovens pobres e remediados furando o "bloqueio", sem contar é claro com os muito esforçados, inteligentes acima da média e vocacionados, que sempre conseguiram entrar. 

Muito da dificuldade de encontrar médicos para trabalhar em áreas distantes, periferias e, portanto, fora do 'agito' das metrópoles, vem daí, da formação quase que exclusiva de médicos oriundos da elite da sociedade brasileira. 

Eu conheci e lidei nos últimos 30 anos com um médico residente e três médicos do staff, negros, num universo de 300 RESIDENTES (10 por ano) e corpo clínico formado por aproximadamente 250 profissionais (eram 400 - vejam o tamanho da perda). E, além de tudo, faz-se necessário o registro - Desses quatro médicos negros, eu não sei quantos eram de família pobre - o que só aprofunda a gravidade do problema.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BONDeblog S. O. disse...

Senhor anônimo

Eu nem vou lhe responder, aliás, vou sim, DELETA.

Unknown disse...

O problema não reside na cor, mas na classe social. A raiz dessa questão pode ser colocada assim: "onde estão os médicos de origem POBRE no Brasil?" ... Um bom colégio custa muito caro, a rede de ensino pública está falida e, para completar, a rede de ensino privada das outras classes é uma porcaria.
A profissão é bem remunerada e sempre há oferta de emprego, ou seja muita gente quer, por outro lado o curso é muito (mas muito) caro...sendo assim é facil entender os números.

BONDeblog S. O. disse...

Prezado Unknown

A pobreza no Brasil predomina entre os negros. Os negros no Brasil compõe as classes sociais com piores indicadores. PIOR RENDA, ESCOLARIDADE...

Quando eu digo que conheci 4 médicos negros e não sei quantos dele eram de família pobre, eu fiz a relação entre as coisas.

um abraço

Anônimo disse...

Exato, deveria ser "onde estão os médicos POBRES". Esqueçam essa besteira racista de sempre colocar negros como coitadinhos e injustiçados, esse país de merda é injusto pra praticamente todos, só uma panelinha que deita e rola. Pobreza não é "privilégio" de pessoas negras.

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS