segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SISTEMA CARCERÁRIO – PRESÍDIO ARY FRANCO EM AGUA SANTA É A PIOR DAS MASMORRAS MEDIEVAIS.



O Presídio Ary Franco no Bairro de Água Santa na Região do Grande Méier é a pior dos piores entre as Unidades Carcerárias do Sistema Prisional do Rio de Janeiro.

O Complexo penal já deveria ter sido desativado faz tempo, mas, continua lá, para a vergonha de quem não se deixa animalizar, e crê, que o Estado tem obrigação de não compactuar com a barbárie e lei do cão.

Leia o que diz a ONU sobre o nosso sistema prisional e relembre matéria aqui publicada sobre o tema.

Representante da ONU aponta falta de profissionais no sistema penitenciário do Rio e diz que tortura ainda persiste.

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A falta de profissionais é o principal problema do sistema penitenciário fluminense, onde persistem casos de tortura e a ausência de programas de ressocialização. A avaliação é da representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção da Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes das Nações Unidas (ONU), Margarida Pressburger. 

Ela participa hoje (26) de seminário sobre o tema na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

De acordo com a advogada, a situação mais grave é no presídio Ary Franco, na zona norte da capital, onde é "possível ter uma ideia do que acontece nas demais carceragens". Segundo ela, a infraestrutura é inadequada e não há profissionais suficientes nas áreas de assistência social, saúde e educação. Além da dificuldade de acesso dos presos à Justiça, em função do reduzido número de defensores públicos, ela também afirma que a tortura é uma prática recorrente no local.

"Encontramos um garoto com a cara inchada, as mãos inchadas, vermelhas. Perguntamos o que aconteceu e a resposta é que ele caiu da cadeira. Há caso de prisioneiro que chegou há um ou dois dias e está todo machucado. Dizem que ele foi linchado fora do sistema", relatou Margarida, sobre as visitas a diversas unidades no estado, inclusive, para adolescentes. Ela também preside a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio.

De acordo com ela, como a tortura é sempre mascarada das comissões que vistoriam as unidades e, em geral, os presos não denunciam por medo de represálias é muito difícil constatá-la. Para especialistas, profissionais do estado de áreas não ligadas à segurança pública, principalmente saúde, poderiam ajudar a identificar os casos. "Esses profissionais podem detectar se o preso está machucado, quando ele foi machucado e onde estava no momento da agressão. É uma pista a mais", destacou.

Segundo a advogada, em casos onde os presos se agridem mutuamente, também pode haver negligência do estado, que coloca juntos, em uma mesma cela, por exemplo, condenados de facções rivais. Para combater a prática, ela defende a vontade política dos gestores para identificar e punir exemplarmente os funcionários envolvidos em tais práticas. "Tortura tem no mundo inteiro, mas no Brasil é uma questão cultural", avalia.

Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a Secretaria de Administração Penitenciária não respondeu às críticas do Subcomitê de Prevenção da Tortura da ONU. 

 Edição: Lílian Beraldo
<>
MASMORRAS MEDIEVAIS
PUBLICADA ORIGINALMENTE EM 26/09/11 16:36
Fuso horário de Brasília

16 comentários:

Vincent van Blogh disse...

Bond,

Você, mais uma vez, botou o dedo na ferida.

E essa é uma ferida em nossa sociedade que dói muito e que nos envergonha a todos.

É hora do "apagão" prisional ser encaradio de frente pelos governos.

Estamos no século XXI e é inadmissível que certas coisas continuem como eram há dois ou mais séculos.

Vincent van Blogh disse...

Corrigindo: "encarado" e não "encaradio".

Anônimo disse...

Olá. Meu irmão está no Ari Franco. Sempre vou visitá-lo e aquilo lá é um terror que só de olhar já destrói qualquer ser humano.

Anônimo disse...

ARY FRANCO É UM INFERNO ESTIVE LÁ UNS DIAS NUNCA VI TANTA SUJEIRA,MEDICOS RSRS NÃO EXISTEM,COMIDA AINDA MELHOR QUE A QUENTINHA DO GOVERNADOR COMPRA DADA NOS OUTROS PRESIDIOS,SOMOS OBRIGADOS A ASSISTIR O CULTO DE EVANGELICOS,FUNCIONÁRIOS DO DESIDE SÓ SABEM ENFIAR TAPAS BATEM MUITO,TRANSPORTE DE PRESOS RSRS É BRINCADEIRA ONDE CABEM 8 BOTAM 20,DROGAS NUNCA NA VIDA VI IGUAL PIOR QUE AQUI FORA ENFIM MAIS VALE SER MORTO LOGO,EU PREFERIA SER MORTO LOGO.PELO QUE VI A MAIORIA SÃO GAROTOS DE 18 ANOS ESSES NUNCA SERÃO RECUPERADOS TENHO PENA DESSES MULEQUES,OS PRESOS NÃO TEM DIREITO A NADA,ENFIM TENHO VERGONHA DESSE GOVERNO CORRUPTO,OUTRO QUE NÃO VALE NADA UM APRESENTADOR DE TV ESSE NÃO VALE NADA QUERIA QUE ELE CONTA-SE O PASSADO DELE.

Anônimo disse...

Como ia dizendo ARY FRANCO quando cheguei lá o funcionário disse bem vindo ao inferno,logo percebi onde entrei era na real pior que o inferno se isso existe.Presos que esperam recuperação rsrs ficam pior ainda de quando chegaram.Tudo é proibido mas tudo pode com grana,a cantina é um roubo só.Tem funcionarios que são atenciosos outros nossa só sabem bater,vi coisas que nunca vi na vida,ratos,baratas,todo tipo de insetos.Dizem que pior só o Piragibe.ENFIM BOA SORTE A TODOS OS PRESOS E NÃO COMETAM MAIS DELITOS

Anônimo disse...

Essas pessoas que podem fazer e nao faz ,tipo melhorar o lugar onde fica essas pessoas ,o quadro pode reverter eles podem cair no mesmo lugar ou em lugar pior , por que aqui vc faz e aqui voce paga, se pode fazer, faça por que o amanha so a Deus pertence.Aos presos pague o que deve a justiça e faça o bem e procure andar com o senhor por Ele e o caminho a verdade e a vida.confie no senhor e ele concedera o desejo do teu coraçao.

Anônimo disse...

Bom dia tenho um irmão que brigou com a namorada os dos se agrediram. A polícia o prendeu. A namorada virou vítima ainda que ela o agrediu. Ele e trabalhador tem um comércio. foi levado para o ary franco logo que ele entrou no presídio foi espancado está como um animal jogado. O que eu posso fazer? Me ajudem

Marcela Salgueiro disse...

Absurdo tudo isso!!! Vergonha!! Isso que tenho ,pior vergonha em fazer parte de uma nação aonde tudo se compra,ate a dignidade,e pior temos que fingir que nada acontece,pq nada se é feito,,muito indignada com os governantes do nosso país.E infelizmente não creio que essas coisas deixem de acontecer!!!Isso que é o Brasil

Anônimo disse...

Infelizmente nao tem ninguem pra mudar essa situacao
se os presos tivese trabalhando fasendo cursos la dentro eles sairiao com mais oportunidades e dguindade, mais la so ensina eles ficarem com mais odio e virar realmente bandidos, sera que alguem um dia vai realmente fazer alguma coisa? Eu acho que nao,Que Deus tenha misericordia de todos!!!!!

Anônimo disse...

Meu deus as denuncias sao absurdas meu marido ta la to com medo apesar dele ja ter falado qie la era o inferno ele esta com micoses ee o pe torcido

Silva e. Silva disse...

BONDblog, realmente isso muito me choca mas é uma realidade e devemos expor para que em um futuro, espero que próximo o sistema penitenciário brasileiro mude. E que os detentos possam ser reabilitados e não transformados em monstros. Visite meu blog: "Visão de um interno", meu link é:http://wewswn.blogspot.com
Obrigado por dar atenção à esse assunto que ainda gera muito preconceito.

Anônimo disse...

estou preocupado com a situação deste presidio hoje em dia, no pais da copa, vou tentar fazer algo mas uma andorinha não faz verão, quero que todos procurem o MP e denuncie anonimamente tudo ja é um bom começo, envie cartas anonimas as autoridades dos direitos humanos e secretaria de saude, ao governador, a chefia do DESIPE, ao diretor e a secretaria social, pois vejo que so com trabalho terao oportunidade com cursos e instrução de cidadania, poderam ter a oportunidade do estado ai sim ,,,,,,, estou muito revolatado com aqueles que agridem presos vou dizer melhor " c m " cachorro morto e facil chutar quero ver bater nos bandidoes e grandes traficantes e matadores profissionais ai eles nem tocam, mas Deus da o arrependimento e cobra aos que fazem mal a seus filhos, que justiça façam o pagar então não hã homem que faça justiça atraves dela, com agreçoes e violencia

pepety disse...

Meu Deus tenha misericórdia.

pepety disse...

Meu Deus tenha misericórdia.

BONDeblog S. O. disse...

PEPETY

BOA NOITE

Só mesmo a MISERICÓRDIA de DEUS para trazer alguma esperança de que situações assim sejam REVERTIDAS.

É uma LÁSTIMA o que acontece no sistema PENITENCIÁRIO brasileiro, e o PRESÍDIO ARY FRANCO é um dos LOCAIS mais TENEBROSOS entre os estabelecimentos PENAIS.

Infelizmente, apesar de todas as denúncias, nada por ali parece mudar.

Bonito disse...

Sistema penal e muito fraco a pessoa entra com um sentimento ruim e sai com o sentimento de ódio afim de matar todos tinha que ter oficinas e profissionais da medicina e trabalhos e cursos técnicos e faculdades para ajudar o preso a conquistar tudo aquilo que tem direito como dignidade e cidadania

EM DESTAQUE - LEIA AGORA

JOÃO DORIA E ACMN LEVAM UMA MERECIDA CHUVA DE OVOS EM SALVADOR - EM VÍDEO

OS OVOS CHOCARAM E APODRECERAM ASSIM QUE TIVERAM CONTATO COM A CABEÇA DOS DOIS PREFEITOS LEIA A MATÉRIA AQUI

AS DEZ MAIS LIDAS NO MÊS